Contabilidade em Fortaleza: 5 dicas imperdíveis para escolher a sua

Você está procurando por uma boa Contabilidade em Fortaleza ?

Talvez você esteja nessa empreitada há um bom tempo, ou pode ser que você acabou de abrir a sua empresa e está à procura de uma contabilidade.

Seja como for, essa é uma decisão que precisa ser tomada com muita cautela, paciência e assertividade…

Afinal, você deixará tudo o que envolve a parte burocrática do seu CNPJ nas mãos dela.

Pode ser que você tenha se deparado com muitas possibilidades, principalmente com o crescimento das contabilidades digitais ou online com preços mais baixos.

Porém, será que essas contabilidades oferecem um serviço satisfatório para você, que precisa da confiança de um profissional de alto nível técnico para não te deixar na mão na hora que você precisar?

Essa é uma armadilha que muitos profissionais e empreendedores caem quando o assunto é escolher a contabilidade certa.

Aqui em Fortaleza não é diferente: há muitas contabilidades surgindo para atender a crescente demanda de abertura de empresas, bem como a de troca de contabilidade.

Uma contabilidade séria, responsável e comprometida com seus clientes é uma peça chave para que o empreendedor possa se dedicar completamente ao seu core business, ou seja, a principal função do seu negócio, o “carro-chefe” da sua empresa, seja ela qual for.

Isso deve te levar à seguinte reflexão:

Você quer uma contabilidade que te ajude a ficar tranquilo e que não atrapalhe a sua produtividade, ou você prefere escolher qualquer uma e “deixar pra ver o que vai acontecer depois”?

Eu sei qual é a sua resposta e eu quero te ajudar.

Levando em conta tudo isso que foi falado até aqui, quais são os critérios que você deve considerar antes de escolher uma Contabilidade em Fortaleza que seja a ideal para o seu negócio?

Sua contabilidade em Fortaleza precisa de…

Sua-contabilidade-em-Fortaleza -precisa

Antes de entrar propriamente nos critérios, é importante você ter consciência sobre uma estatística muito importante:

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham antes de completarem cinco anos de atividade.

Isso acontece, na maioria das vezes, por falta de planejamento financeiro.

Ou seja…

Muitos empreendedores não sabem como gerenciar suas finanças corretamente e, desta forma, também podem se prejudicar no cumprimento da lei e da Receita Federal para continuarem ativos no mercado.

Portanto, o primeiro ponto a ser considerado na escolha de uma contabilidade em Fortaleza é:

1 – Assertividade

Assertividade Contabilidade em Fortaleza

De acordo com essa pesquisa do FENACON (Federação Nacional Empresarial), o Brasil é o país da América Latina com o sistema tributário mais burocrático. 

Nesta pesquisa, Jaime Cardozo, presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), afirma que as empresas gastam cerca de 2.000 horas por ano com burocracia tributária, enquanto em países como Peru, Colômbia e Chile não chegam a 300 horas/ano.

Para você ter ideia, desde quando foi promulgada a Constituição Federal Brasileira, em 1988, foram editadas a cada dia 46 novas normas em nosso sistema tributário. Isso corresponde a uma quantia de 12 mil atualizações ao final do ano.

Se for colocar isso em horas úteis, temos um resultado assustador: 5,8 hora útil para cada norma.

É por isso que, ao escolher uma contabilidade aqui em Fortaleza você deve priorizar aquelas que prezam pela assertividade, para te livrar de toda essa carga e contribuir com a agilidade dos processos para que você tenha tempo de verdade para focar no que importa.

A contabilidade certa para você é aquela que, além de cuidar da parte tributária, te auxiliará de forma assertiva no planejamento financeiro do seu negócio, analisando todos os dados para te direcionar nas tomadas de decisão do seu negócio.

2 – Atendimento de alto nível

Atendimento-alto-nível

Porém de nada adianta você contar com uma contabilidade que é primorosa em resolver as questões burocráticas para você, enquanto oferecem um atendimento que causa até um desgaste e não te dá uma boa experiência.

É por isso que é importante verificar se a contabilidade que você procura possui um bom histórico de atendimento, se os clientes dessa contabilidade se sentem satisfeitos com a forma que são tratados, se eles estão prontos a tirar dúvidas, se falam a sua língua e não só o “contabilês”, entre outras coisas.

Outra coisa que você precisa considerar é se a contabilidade que você está a procura possui um atendimento humanizado.

Isso faz toda a diferença, pois esse tipo de atendimento será primordial para fazer com que você seja entendido de verdade e traga uma assessoria direcionada para seu negócio.

Já imaginou você precisar de insights para aumentar sua receita e não ter como contar com um parceiro como um contador, que conhece a saúde financeira da sua empresa de forma aprofundada?

Por isso, considere um atendimento de alto nível. Vá atrás, pesquise e veja qual é a melhor opção para você e seu negócio.

3 – Relatórios precisos

Relatorios-precisos

Uma boa gestão conta necessariamente com bons relatórios para que as suas decisões estratégicas sejam tomadas da melhor forma possível.

Por isso, é indispensável que seu contador ou contadora forneça relatórios transparentes, que mostrem os todos os indicadores necessários para que você entenda a real situação do seu negócio e, assim, possa tomar providências para levar sua empresa ainda mais longe.

Alguns relatórios devem ser entregues obrigatoriamente todos os meses para você, como:

  • Folha de Pagamento;
  • Balancetes;
  • Demonstrativos de Pagamento de Tributos.

Além deles, também há o demonstrativo de fluxo de caixa e o balanço patrimonial que são obrigatórios.

É importante que seu contador explique todos os indicadores de forma clara para que você não tenha dúvidas sobre o que fazer e como conduzir a gestão financeira da sua empresa. Percebe como este item está interligado com os dois anteriores?

Uma coisa vai se juntando à outra.

4 – Registro no CRC de Fortaleza

Registro-no-CRC-Fortaleza

Esse ponto é extremamente importante.

Embora existam muitos escritórios contábeis em Fortaleza, é importante verificar se o estabelecimento e seus profissionais estão cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) local.

Só assim você terá a garantia de que está contratando um serviço sério, com conhecimentos suficientes para desempenhar a função e não deixar seu negócio na mão.

5 – Utilização de Sistemas de Automação

Utilizacao-de-Sistemas-de-Automacao Contabilidade em Fortaleza

Com as constantes mudanças tecnológicas nos processos, inclusive das contabilidades, é importante pesquisar se a contabilidade que você está interessada utiliza algum sistema de automação.

Esse item garantirá que as entregas das conformidades da sua empresa sejam entregues em dia, com toda a assertividade e segurança, e você ficará tranquilo e evitará problemas com o Fisco.

Uma empresa de contabilidade que ainda depende 100% de execução manual corre um sério risco de preencher informações incorretamente, gerar guias com valores errados, com impostos que não correspondem aquilo que você deve pagar de fato.

Então, ao entrar em contato com a contabilidade que você está interessado(a), verifique se ela já utiliza algum sistema de automação.

O melhor dos mundos: todos estes pontos em uma só contabilidade em Fortaleza

O-melhor-dos-mundos-contabilidade-em-Fortaleza

Já imaginou encontrar todos os pontos que falei aí em cima em uma só contabilidade?

Isso é possível, e é possível AGORA!

A OPA Soluções Contábeis é a opção certa para quem quer o melhor para sua empresa e chegar em outro patamar.

Que tal falar com nosso especialista e conferir na prática? Você pode entrar em contato com a gente por esse link aqui.

Esperamos por você, queremos te ajudar a ir para o próximo nível!

Compartilhe: